Mini-curso: TUTORÍA UNIVERSITARIA
Justificativa
A educação universitária não deve somente formar profissionais de
alto nível, mas também formar pessoas em um processo de desenvolvimento
integral. A tutoria atende aos aspectos do desenvolvimento pessoal que não
estão contemplados nas disciplinas ordinárias (obrigatórias e optativas) do
ensino superior. Entre estes aspectos estão a facilitação de processos de
transição para a vida universitária e da universidade para o mundo sócio
laboral, a prevenção de problemas evitáveis (dificuldades de desempenho,
desemprego, sofrimento psicológico, consumo de drogas, violência, etc.), o
desenvolvimento integral da pessoa (ético, moral, social, emocional, etc.). A
finalidade da tutoria é contribuir para o bem-estar pessoal e social.
Objetivos
· Conhecer as
características da tutoria em suas vertentes de atenção individualizada e
grupal
· Conhecer as diversas áreas de atenção da tutoria relacionadas aos
processos de aprendizagem, atenção pessoal, orientação profissional, prevenção
e desenvolvimento pessoal
· Conhecer os
distintos momentos chave da tutoria universitária ao inicio dos estudos,
durante os estudos e ao final da vida universitária
· Conhecer as
características do PAT (Plano de Ação Tutorial)
·
Conhecer os princípios fundamentais para o planejamento, aplicação
e avaliação de um PAT em um centro universitário
Conteúdo
1. O marco conceitual da tutoria universitária
1.1. Modelos de Universidade
1.2. Qual modelo de Universidade queremos?
1.3. Finalidades da tutoria na Universidade
1.4. Características gerais da tutoria universitária
1.5. Níveis de ação tutorial na universidade
2. Tipos de tutoria em função do grupo-alvo
2.1. Tutoria em grande grupo (grupo sala de aula)
2.2. Tutoria em pequeno grupo
2.3. Tutoria individualizada
2.4. Tutoria presencial e virtual
2.5. Tutoria online: as TIC aplicadas a tutoria
3. Tipos de tutoria em função da finalidade
3.1. Tutoria de matéria
3.2. Tutoria de práticas
3.3. Tutoria de orientação profissional
3.4. Tutoria de desenvolvimento pessoal
4. Áreas da tutoria universitária (conteúdos)
4.1. Orientação em processos de aprendizagem
4.2. Atenção às necessidades particulares
4.3. Orientação e desenvolvimento profissional
4.4. Desenvolvimento global da pessoa
5. Competências específicas y genéricas
5.1. O EEES
5.2. As competências genéricas ou transversais
5.3. As competências sociais e emocionais
6. Momentos da ação tutorial universitária
6.1. Ao início dos estudos
6.2. Durante os estudos
6.3. Ao final dos estudos
7. O PAT (Plano de Ação Tutorial)
7.1. Análise de necessidades
7.2. Elaboração do PAT
7.3. Aplicação do PAT
7.4. Avaliação do PAT
7.5. Exemplos de PAT
8. Estrutura e organização da tutoria universitária
8.1. Estrutura da tutoria na Universidade e em cada Curso
8.2. O coordenador da ação tutorial
8.3. Os serviços centrais de referência
9. Seleção e formação de tutores
9.1. Critérios para a seleção de tutores
9.2. Formação contínua de tutores
9.3. Avaliação de tutores
9.4. A investigação na ação tutorial